quarta-feira, 4 de julho de 2012
FUGI? EU NEM OS VI...
O Primeiro Ministro esteve em Braga, mas fintou os trabalhadores que estavam à sua espera para uma recepção com bandeiras e contestação. Na Universidade do Minho, Pedro Passos Coelho entrou pela porta da cozinha e deixou a malta contestatária sem soprar no apito. O Chefe do Governo não poderá fazer destas habilidades muitas vezes porque quem contesta começará a saber distribuir-se no terreno. E lá vai a democracia para o galheiro...
SÓ NÃO É DOUTOR QUEM NÃO QUER...
É verdade, só não é doutor ou engenheiro quem não quer. Depois do diploma do eng. Sócrates, agora aparece o ministro Miguel Relvas a tirar um curso de três anos, com 36 cadeiras, num ano só! Também numa universidade particular. Ouvimos que há por aí uns políticos que, também, numa universidade particular, tem tirado as suas licenciaturas. Para ser doutor, pelos vistos, basta dar um pontapé numa pedra...
terça-feira, 3 de julho de 2012
UM AVISO PARA MUITA GENTE
Segundo notícias de última hora, o Supremo Tribunal Administrativo sentenciou que o eng. Macário Correia deva perder o mandato de presidente da Câmara. O processo refere-se ainda quando ele presidia à Câmara de Tavira, sendo acusado de violação do Plano Director do Algarve. A noticia não refere se a sentença irá ter reflexos no actual mandato de presidente da Câmara de Faro.
Um sinal importante para muita gente. Para muitos presidentes.
Um sinal importante para muita gente. Para muitos presidentes.
PERDEU O PODER, LIXOU-SE
O ex-presidente da França, Sarkozy, mal deixou o Eliseu, caiu-lhe logo em cima a Justiça. Segundo os jornais o amigo do peito da senhora Merkel, foram feitas rusgas à sua residência particular e escritório de advogado. O processo refere-se a investigações sobre financiamento para campanha eleitoral. E é esta gente que anda a decidir pela nossa vida, quando ele sabem mas é tratar da vida deles.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
INDEPENDÊNCIA, JÁ!
A Madeira deixou de ser um jardim, um paraíso, para ser um inferno. Já não chega a buracola financeira cada vez mais funda, surgindo a falta de democracia e a cada vez maior violência física e verbal. Alberto João Jardim já fala em independência, sabendo que se tal acontecer, que não nos molestará muito, o tapar do buraco vai passar direitinho para os "cubanos". Mas, talvez valha a pena ver desaparecer a figurinha triste do presidente madeirense e não sermos testemunhas de um Coelho aos saltos.
BICICLETA, AMIGOS, BICICLETA
Está visto, a bicicleta é que vai mandar. Segundo as entidades responsáveis, o registo de venda de automóveis é o pior mês de há 24 anos! Vendem-se 30 carros por dia. Está dado o sinal de stop a quem vive da construção e venda de automóveis. Já ninguém vai evitar que a bicicleta volte a mandar. Ninguém duvide.
QUEM MANDA ESTÁ EM CHAGA MENTAL
Não há dúvida que quem manda está com muito má saúde para discernir. Já não falo na cabazada de leis para esmagar o Zé e, especialmente para aviar a "carta de chamada" para o Além dos velhos e dos pobres. A chaga aberta na saúde com médicos, medicamentos, custos financeiros para quem precisa de ser atendido, surge agora a ofensiva contra os enfermeiros, uma classe essencial no atender de quem sofre. Querer ter enfermeiros com um vencimento inferior ao salário mínimo? Quem pretende tal, está mesmo a necessitar de um enfermeiro para lhe enfiar uma camisa de forças.
FUTEBOL EM OFF-SIDE
Aconteceu-me hoje. Sentado num café, em Matosinhos, ouvia uma conversa a quatro, muito acalorada, sobre o início dos treinos do FC Porto e Benfica. Um nunca mais acabar de argumentos e de força de vontade na defesa dos interesses de ambos os clubes. Três das quatro pessoas conheço-as há muitos anos como gente de Matosinhos. Não lhes ouvi um palavra sobre o Leixões, apesar de estar atento durante cerca de 20 minutos. Ainda ouvi um deles preocupado com a falência do Trofense. Quanto ao Leixões, nada. O Leixões, de Matosinhos, talvez a terra da maioria deles, a terra dos filhos, dos parentes e certamente a terra em que ganham a vida.
Saí da minha mesa com vontade de gritar: e o Leixões, porra!
Na verdade, começo a ter vergonha da minha terra, da maioria da sua gente. Tivesse eu idade e iria para longe, muito longe.
Saí da minha mesa com vontade de gritar: e o Leixões, porra!
Na verdade, começo a ter vergonha da minha terra, da maioria da sua gente. Tivesse eu idade e iria para longe, muito longe.
INACREDITÁVEL!
Segundo os jornais, num hospital do interior, não há leite nem bolachas para o suplemento alimentar nocturno para os doentes diabéticos. Escreve-se, até, que chega a faltar a água! São ordens, dizem os responsáveis. É preciso cortar. Desejamos que o senhor ministro da Saúde não seja diabético e se for, certamente nos hospitais particulares não faltará nada. A ser verdade, é, na verdade, inacreditável!
É DESTA GENTE QUE PRECISAMOS
D. Januário Torgal, Bispo das Forças Armadas, conservou o espírito do Movimento do MFA. É um bispo do Povo, sobretudo do povo que sofre. Tal como D. Manuel Martins, o Poder instituído não gosta das suas orações. Ainda nesta da data não teve dúvidas de afirmar que "quando a nossa dívida for paga haverá em Portugal uma multidão de pobres". E a dívida ainda não foi paga e já se começa a ouvir o clamor do povo. E o povo não fala mais alto porque a fome começa a tirar forças. Até forças para viver. Que a voz de D. Januário, do nosso D. Manuel se multipliquem. É esse o dever da Igreja Católica. E não só de arranjar uns cêntimos e um bocado de pão e sopa. É preciso gritar. Dizer que queremos continuar vivos. Para que o Poder ouça, medita, aja e até se...assuste.
domingo, 1 de julho de 2012
MAIS NÃO, POR AMOR DE DEUS
É de andar preocupado. Preocupado? não, aflitinho da vida. Dizem os jornais e os milhentos contabilistas que vão à TV, que o ministro Vitor Gaspar deixou escorregar o pé e...derrapou. Agora ficamos à espera que venham os mecânicos do BE, do FMI e da UE para ver se os estragos são grandes ou se será preciso meter uns calços, melhor dizendo mais austeridade, melhor dizendo ainda, mais impostos.
O Zé já não pode mais. E está farto de impostores que são os homens que fazem os impostos.
O Zé já não pode mais. E está farto de impostores que são os homens que fazem os impostos.
EU DAVA-LHES O ARROZ
Gosto deles, mas só no prato e com arroz, tal como o faz a minha mulher ou o Zé do Majara. Agora o Coelho que nos desgoverna, não me falem dele e, muito menos, do Coelho que ontem voltou a levar no pêlo - o Zé Manel da Madeira. Voltaram a tirar-lhe o pio e não o deixaram ser malcriado. Era como deviamos fazer ao de Massamá, tirá-lo de lá, não o deixar falar, mas sem lhe alisar o pêlo. Um animal tão simpático fora do "tacho". Aqui o tacho tem outro significado...
sábado, 30 de junho de 2012
O MELHOR É PENSAR O PIOR
A notícia do jornal "A Bola" já tem uns anos. Falava da descida do Leixões. Hoje a situação é pior. O Leixões perdeu o campeonato da Esperança. Pelo que se vai sabendo e pelo que se vai falando nos locais leixonenses de discussão na cidade, a situação não é de descida é de desaparecimento. Parece que o drama está para entrar em campo. O actual administrador da SAD está demissionário, enquanto a mesma está praticamente sem quorum, pois Fernando Rocha também saíu. A Justiça também entrou em campo e pretende infligir uma derrota ao clube. A oposição política à Câmara é um adversário que não olha a meios para procurar que os leixonenses não cheguem à bola. Aproxima-se vertiginosamente o dia em que o clube irá receber a má notícia da boca da Liga. No próximo dia 5 os actuais dirigentes da SAD irão ouvir da boca da juiza a sentença de um caso que não deveria ter sido considerado com pena. Mas o Leixões não tem sorte, a bola vai para fora ou bate na trave. Os matosinhenses e os leixonenses parecem anestesiados e prontos para a notícia negra. Não acreditamos que tal aconteça. Temos esperança que, à última hora, marquemos golos. Aquele que até agora tem sido o nosso Ronaldo irá fazer a sua jogada habitual, driblar os problemas e fazer o golo da vitória. Rasguemos, pois, a notícia acima. Ou teremos de pensar o pior? Temos medo.
METRO FORA DOS TRILHOS
O Metro do Porto há mais de um ano que está por ter nova Administração. Anda toda a gente às turras, sobretudo, segundo parece, no Governo. O ministro Santos Pereira não consegue, pelos vistos, escolher a nova Administração, enquanto os autarcas da Junta Metropolitana também andam numa guerra de nomes e de cunhas. Só neste País é que tal acontece. No Metro o dr. Ricardo Fonseca, como fez no Porto de Leixões, estava a arrumar e bem a casa. Mas está farto. E tem razão para isso. Só não se admite que o Governo maltrate desta maneira o Porto. E por cá, só paleio. Já está a ser preciso um bocadinho de força, de ir lá abaixo à Mouraria bater o pé. E ninguém tenha medo porque ninguém ficará trilhado na porta...
EU ATÉ NÃO GOSTO DELE, MAS...
... mas está a dar nas vistas. É verdade que ele não se tem metido nas tricas da troyka, preferindo pegar na pasta e nas amostras, e toca a andar por esse mundo fora como caixeiro viajante. Ainda há poucos dias, no Brasil, como um perfeito azeiteiro, conseguiu abrir o mercado para a exportação do azeitinho português para consolo dos brasileiros. Agora, em Baku (que raio de nome), no Azerbaijão, firmou um acordo para que 44 empresas portuguesas exportassem carne lusitana. O homem não pára. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, ou ganha comissão, ou, então, está a dar duas de avanço a Passos Coelho. O Primeiro Ministro leva os industriais a passear. Paulo Portas não vai nisso e é ele mesmo que mostra ao freguês o que leva na pasta: o melhor de Portugal. Depois digam que ele só sabia andar pelas feiras. Ele andou mas foi a aprender o valor dos nossos sabores. Está a tornar-se num Paulo...Portões. Os dois "pês" dele estão a ser mais gostosos do que os dois do Coelho...
sexta-feira, 29 de junho de 2012
GOLPE ESTADO OU NÃO?
Em Agosto entra em actividade a nova Lei Laboral. Que o Presidente da República ratificou. Começa uma vida velha para os trabalhadores, doutros tempos. Trabalhar mais e ganhar menos; horas extraordinárias para um banco de horas; feriados extintos; facilidade no despedimento sem justa causa, e muito mais. Um verdadeiro atentado aos direitos dos trabalhadores e dizem alguns entendidos uma ofensa grave à Constituição Portuguesa. Já não bastava o roubo dos subsídios, que eram irrevogáveis, do subsídio de férias e de Natal. Houve em 1975 um Verão Quente. Esperemos que não se repita 37 anos depois. Haja prudência nos patrões e capacidade de diálogo a par de sofrimento por parte dos trabalhadores. Não estamos em tempo de golpes de Estado, mas também não estamos em tempos de escravatura.
SERIA BOM QUE NÃO ACONTECESSE, MAS...
O senhor ministro da Economia passou hoje um mau bocado, salvo erro na Covilhã. Elogia-se o querer dialogar com os trabalhadores, mas é preocupante não saber que não se deve brincar com o fogo. Os trabalhadores estão em brasa e depois podem suceder os focos de incêndio como se registaram. E é capaz de não ser o primeiro. O mal é começar. É bom que os senhores governantes pensem nisso.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
BOM NEGÓCIO PARA INVESTIR
Pode parecer que estamos com efeitos da nortada na mona. Mas não é verdade. Verdade é que o Governo decidiu andar para aí a encerrar Centros de Saúde e a fazer uma razia no Serviço Nacional de Saúde. Com o fecho dos Centros de Saúde, sobretudo no interior, a malta da minha geração vai ser um ver se avias. A grande maioria não demora a ser encaixotada. Ou por falta de assistência médica ou por impossibilidade, qualquer dia, de comprar aspirinas. Daí que talvez seja um bom negócio investir na construção de cemitérios, talvez em Parcerias Públicas e Privadas, já que os cemitérios do interior não dão para muitos moradores. Fica a ideia para os senhores ministros que andam envolvidos nesta confusão do deixa, tira e mata.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















