segunda-feira, 9 de julho de 2012

COISAS QUE A DEMOCRACIA TECE


A Democracia tem destas coisas. Qual destes dois é que sujeitou a eleições? E que o povo votou. A quem acertar oferecemos um vale de compras ou o direito a votar em branco próximas eleições.

A MENTIRA DO FUTEBOL

Ninguém tenha dúvidas: cada vez o futebol é mais uma mentira. Para além de andar a enganar o povo e a ludibriar um país em desgraça, é uma mentira constante.
Ouvimos e lemos a comunicação social e vemos o drama e os encobrimentos, nalguns casos a cheirar a crime, para que os clubes se possam chamar profissionais.
É tudo mentira. Os três maiores clubes - FC Porto, Benfica e Sporting - se a torneira da Banca fechar, nem que seja um pouco, desata-se um desatino financeiro naqueles clubes. São milhões de dívidas à banca, que recebe juros elevadíssimos, e que na maioria dos casos tem penhorados os chamados craques.
Todos os dias, nos tempos de preparação das equipas, chegam de todas as partes do mundo vedetas, pagos a bochechos, graças à banca e ao mundo de gente que vive à custa do futebol, gente de todos os quadrantes de comportamentos, verdadeiros vendedores e exploradores de carne humana.
Os jovens portugueses, muitos deles pomposamente referenciados como formados em Academias, acabam ou por emigrar ou acabarem por clubes modestos, numa maioria sem preparação para a vida.
Os outros clubes, sem serem os chamados grandes (?) vivem no limite da insolvência. Contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que possuem a sua vida organizada. O resto, meus senhores, está tudo prestes para ir para o maneta.
Começam a chegar os grupos ditos financeiros, que não conhecemos de parte alguma, alguns até dos países emergentes para quem a bola ainda é pouco mais do que quadrada, a quererem comprar clubes na desgraça. Outros clubes, os seus dirigentes, como pedintes, andam pelas secretarias do Estado para conseguirem o perdão e o adiamento do pagamentos das suas dívidas. Há milhares de futebolistas que assinem documentos em que dizem ter recebido aquilo que não receberam e não sabem se vão receber.
Um mundo de mentira. Mas o povo não se interessa por isso. O que quer é que a bola role. Não quer saber como. Não quer saber se muitos dirigentes se desgraçam com tanto ir ao cofre pessoal. Nada disso. O que é preciso é que a bola role e que haja muitos jogadores novos.
Está tudo louco e ninguém coloca a mão nisto. Os presidentes da FPF e da Liga tem a obrigação de chamar a atenção: só pode ter clubes profissionais quem tiver dinheiro para isso. Todos os outros devem jogar o que chamaremos "futebol limpo", "futebol sério" e nada de mentiras que duram 10 meses.
Este ano já alguns clubes acabaram e outros, para surpresa de alguns, vão a caminho.
O nosso futebol é uma mentira. Descarada! E não há quem mande neste país e que mande colocar tudo num plano de seriedade. O que é preciso é que o povo tenha a bola para delirar. Já o outro também assim fazia.
Todos deliramos com os feitos do nosso futebol e não só ao nível de selecções. Mas a nível nacional, por cima tudo são rendas, mas por baixo nem fraldas há...

domingo, 8 de julho de 2012

ISTO NÃO É PARA RIR

Voltamos à vaca fria porque Portugal em peso está no cepo. Portugal inteiro não será bem, pois há uma percentagem que não estará nada incomodado pois as suas poupanças e roubanças estarão a bom recato. 
Mas a partir de amanhã, dia de trabalho e para quem não tem, a cabeça vai começar a andar à roda, pois pelo que se ouve os trabalhadores do privado é que vão agora levar com a espada na cabeça, enquanto os funcionários públicos e os desgraçados dos pensionistas vão-lhe roubar mais um tanto. 
Vai haver igualdade na miséria.
Não se irá mexer no IRS e nas suas tabelas, sobretudo nos escalões superiores; não se irá colocar uma meta séria para os administradores; não se irá ver as contabilidades e os custos que muitas imputam para que o IRC não cresça; não se afia o lápis para as despesas na função pública, nas mordomias dos gabinetes e não se mexe na legião de institutos. Há muito para cortar.
O tempo não é para rir, pois pode estar a rebentar uma tempestade com cachoeiras de lágrimas. Tudo tem um limite.

sábado, 7 de julho de 2012

E AGORA?

O Primeiro Ministro e o ministro Gaspar não devem conseguir dormir. Os juízes do Tribunal Constitucional criaram um problema dos diabos. O roubo dos 13. e 14º. meses foi detectado e terá de ser devolvido. Mas o "Trio Maldito" da Troika não vai dar jeito nenhum. Certamente que vão continuar cegos e surdos, isto por Portugal ser muito pequenino.
E que vai fazer Passos Coelho e seu contabilista?
Carregar mais nos impostos. Não vai caír nessa, pois se assim for, finalmente, os portugueses vão acordar. E podem acordar estremunhados...
Apontar às despesas das PPP e dos milhares de institutos, alguns dos quais nem se sabe se existem e se existem para que servem.
Apertar os calos aos ricos e arranjar maneira de fechar a fronteira à fuga dos capitais. Já se fez e se for preciso que se faça outra vez.
Pires Veloso - um homem sério de Abril - disse-o um dia destes que 
não lutará por uma revolução, mas sim por imposição. E na imposição pode haver força, dizemos nós.
Que nenhum dos nossos governantes se lembra de apertar o gasganete do povo. Ele já não pode mais. E sabe que ainda há muitos sítios em que se pode ir buscar dinheiro. Há muita gente com os bolsos cheios e muitos outros a gastar à farta, excessos que são do povo.
Cuidado, pois. Muito cuidado 

NOITE QUE O POVO FOI APLAUDIDO

Na noite da passada de festa o povo de Matosinhos foi aplaudido, distinguido. A Junta de Freguesia de Matosinhos, presidida por António Parada, entregou galardões a "Gente da Nossa Terra". Mais uma vez.
Depois das palavras introdutórias do líder da autarquia, foram entregues os seguintes galardões, depois de ouvida a justificação do prémio, através da leitura do curriculo de cada um.
Receberam a distinção o dr. José Fleming de Oliveira (Ciência), Rancho Folclórico Vareirinhos de Matosinhos (Artístico), Arnaldo Silva (Cultura), eng. Luís Carlos Machado e Nicolau Vaqueiro (Desporto), dr. Albino Valdemar Madureira e Joaquim Queirós (Civismo), Abel Reis Pereira e Internato de Nossa Senhora da Conceição (Benemerência), Conservas Nero, Domingos Norberto Oliveira e mestre Emílio Silva (Profissioanl), e drª. Juíza Joana Salinas e dr. José Manuel Soares de Oliveira (Especial).
Uma noite longa e grande de reconhecimento. Parabéns à Autarquia.
Actuou (e bem) um grupo de música popular de Matosinhos, para nós desconhecido, mas de grande valor artístico. 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

E AGORA?

Aconteceu o esperado pelos ofendidos: o Tribunal Constitucional declarou inconstitucional o corte dos subsídios de Férias e Natal aos funcionários públicos e pensionistas. Mas o subsidio de Férias já lá vai. Os juizes dizem que a decisão só terá efeitos em 2012. Ora, diz o povo e quem ficou sem o dinheiro: então ainda não há tempo para salvar o Natal no Orçamento Rectificativo? A massa em causa não poderá ser recolhida nas gorduras estatais que ainda não foram cortadas? E os milhões que estão a engordar a banca não podem esperar? E, em 2012, então, rape-se um bocadinho a cada um (mais um sacrificio), mas de maneira que toque a todos e não só aos funcionários públicos e pensionistas. Era de prever, senhor Primeiro Ministro. Era de ter em conta, senhor ministro Gaspar. E agora?

SÓ PARA RIR

Miguel Relvas chega à porta da sala de aulas da Lusófona: "Mestre, dá licença". Mestre responde: "Está licenciado".

E ASSIM ACABARÁ PORTUGAL!

Segundo os dados estatísticos  no primeiro semestre de 2012 nasceram menos 50% de crianças do que em igual período de 2011. As causas são variadíssimas desde o começar na crise até à nova forma de vida das mulheres que tiveram de deixar de ser mães para serem também fontes de receita de trabalho. Acresce, igualmente, o novo relacionamento dos casais, mas é essencialmente a questão económica. Hoje quase nenhum casal pode ter um filho antes dos 30 anos. E neste limite tem de ser só um. O país vai começar a perder cidadãos. Os números de nascimentos agora registados nos primeiros seis meses é da ordem dos 44.000, o número menor desde que há registo de natalidade.
É premente a necessidade do Estado abrir a possibilidade de apoio desde o berçário e não só aos quatro anos de idade (creche). Os portugueses não podem pagar os cuidados privados que, no mínimo, custam 300 euros mensais. E a grande maioria dos pais não podem.
Acresce que ao índice de 1,4 filhos por casal português, temos uma invasão de emigrantes de países cujo índice anda por volta dos 4/6 filhos, o que nos leva a considerar que a população portuguesa terá de suportar uma percentagem nunca imaginada de outros povos.
Um grave assunto para ser tratado por quem deve e ao qual a sociedade portuguesa não pode ficar alheia.
Na Alemanha as mães deixam os empregos e ficam em casa a criar os seus filhos e, mais tarde, têm o direito a reforma de maternidade.
Outros países que não este acanhado país que nasceu com o filho zangado com a mãe...

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FUGI? EU NEM OS VI...

O Primeiro Ministro esteve em Braga, mas fintou os trabalhadores que estavam à sua espera para uma recepção com bandeiras e contestação. Na Universidade do Minho, Pedro Passos Coelho entrou pela porta da cozinha e deixou a malta contestatária sem soprar no apito. O Chefe do Governo não poderá fazer destas habilidades muitas vezes porque quem contesta começará a saber distribuir-se no terreno. E lá vai a democracia para o galheiro...

SÓ NÃO É DOUTOR QUEM NÃO QUER...

É verdade, só não é doutor ou engenheiro quem não quer. Depois do diploma do eng. Sócrates, agora aparece o ministro Miguel Relvas a tirar um curso de três anos, com 36 cadeiras, num ano só! Também numa universidade particular. Ouvimos que há por aí uns políticos que, também, numa universidade particular, tem tirado as suas licenciaturas. Para ser doutor, pelos vistos, basta dar um pontapé numa pedra...

terça-feira, 3 de julho de 2012

UM AVISO PARA MUITA GENTE

Segundo notícias de última hora, o Supremo Tribunal Administrativo sentenciou que o eng. Macário Correia deva perder o mandato de presidente da Câmara. O processo refere-se ainda quando ele presidia à Câmara de Tavira, sendo acusado de violação do Plano Director do Algarve. A noticia não refere se a sentença irá  ter reflexos no actual mandato de presidente da Câmara de Faro. 
Um sinal importante para muita gente. Para muitos presidentes.

PERDEU O PODER, LIXOU-SE

O ex-presidente da França, Sarkozy, mal deixou o Eliseu, caiu-lhe logo em cima a Justiça. Segundo os jornais o amigo do peito da senhora Merkel, foram feitas rusgas à sua residência particular e escritório de advogado. O processo refere-se a investigações sobre financiamento para campanha eleitoral. E é esta gente que anda a decidir pela nossa vida, quando ele sabem mas é tratar da vida deles.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

INDEPENDÊNCIA, JÁ!

A Madeira deixou de ser um jardim, um paraíso, para ser um inferno. Já não chega a buracola financeira cada vez mais funda, surgindo a falta de democracia e a cada vez maior violência física e verbal. Alberto João Jardim já fala em independência, sabendo que se tal acontecer, que não nos molestará muito, o tapar do buraco vai passar direitinho para os "cubanos". Mas, talvez valha a pena ver desaparecer a figurinha triste do presidente madeirense e não sermos testemunhas de um Coelho aos saltos. 

BICICLETA, AMIGOS, BICICLETA

Está visto, a bicicleta é que vai mandar. Segundo as entidades responsáveis, o registo de venda de automóveis é o pior mês de há 24 anos! Vendem-se 30 carros por dia. Está dado o sinal de stop a quem vive da construção e venda de automóveis. Já ninguém vai evitar que a bicicleta volte a mandar. Ninguém duvide.

QUEM MANDA ESTÁ EM CHAGA MENTAL

Não há dúvida que quem manda está com muito má saúde para discernir. Já não falo na cabazada de leis para esmagar o Zé e, especialmente para aviar a "carta de chamada" para o Além dos velhos e dos pobres. A chaga aberta na saúde com médicos, medicamentos, custos financeiros para quem precisa de ser atendido, surge agora a ofensiva contra os enfermeiros, uma classe essencial no atender de quem sofre. Querer ter enfermeiros com um vencimento inferior ao salário mínimo? Quem pretende tal, está mesmo a necessitar de um enfermeiro para lhe enfiar uma camisa de forças.

FUTEBOL EM OFF-SIDE

Aconteceu-me hoje. Sentado num café, em Matosinhos, ouvia uma conversa a quatro, muito acalorada, sobre o início dos treinos do FC Porto e Benfica. Um nunca mais acabar de argumentos e de força de vontade na defesa dos interesses de ambos os clubes. Três das quatro pessoas conheço-as há muitos anos como gente de Matosinhos. Não lhes ouvi um palavra sobre o Leixões, apesar de estar atento durante cerca de 20 minutos. Ainda ouvi um deles preocupado com a falência do Trofense. Quanto ao Leixões, nada. O Leixões, de Matosinhos, talvez a terra da maioria deles, a terra dos filhos, dos parentes e certamente a terra em que ganham a vida.
Saí da minha mesa com vontade de gritar: e o Leixões, porra!
Na verdade, começo a ter vergonha da minha terra, da maioria da sua gente. Tivesse eu idade e iria para longe, muito longe. 

INACREDITÁVEL!

Segundo os jornais, num hospital do interior, não há leite nem bolachas para o suplemento alimentar nocturno para os doentes diabéticos. Escreve-se, até, que chega a faltar a água! São ordens, dizem os responsáveis. É preciso cortar. Desejamos que o senhor ministro da Saúde não seja diabético e se for, certamente nos hospitais particulares não faltará nada. A ser verdade, é, na verdade, inacreditável!  

É DESTA GENTE QUE PRECISAMOS

D. Januário Torgal, Bispo das Forças Armadas, conservou o espírito do Movimento do MFA. É um bispo do Povo, sobretudo do povo que sofre. Tal como D. Manuel Martins, o Poder instituído não gosta das suas orações. Ainda nesta da data não teve dúvidas de afirmar que "quando a nossa dívida for paga haverá em Portugal uma multidão de pobres". E a dívida ainda não foi paga e já se começa a ouvir o clamor do povo. E o povo não fala mais alto porque a fome começa a tirar forças. Até forças para viver. Que a voz de D. Januário, do nosso D. Manuel se multipliquem. É esse o dever da Igreja Católica. E não só de arranjar uns cêntimos e um bocado de pão e sopa. É preciso gritar. Dizer que queremos continuar vivos. Para que o Poder ouça, medita, aja e até se...assuste. 

domingo, 1 de julho de 2012

MAIS NÃO, POR AMOR DE DEUS

É de andar preocupado. Preocupado? não, aflitinho da vida. Dizem os jornais e os milhentos contabilistas que vão à TV, que o ministro Vitor Gaspar deixou escorregar o pé e...derrapou. Agora ficamos à espera que venham os mecânicos do BE, do FMI e da UE para ver se os estragos são grandes ou se será preciso meter uns calços, melhor dizendo mais austeridade, melhor dizendo ainda, mais impostos.
O Zé já não pode mais. E está farto de impostores que são os homens que fazem os impostos. 

EU DAVA-LHES O ARROZ

Gosto deles, mas só no prato e com arroz, tal como o faz a minha mulher ou o Zé do Majara. Agora o Coelho que nos desgoverna, não me falem dele e, muito menos, do Coelho que ontem voltou a levar no pêlo - o Zé Manel da Madeira. Voltaram a tirar-lhe o pio e não o deixaram ser malcriado. Era como deviamos fazer ao de Massamá, tirá-lo de lá, não o deixar falar, mas sem lhe alisar o pêlo. Um animal tão simpático fora do "tacho". Aqui o tacho tem outro significado...