quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

VENHA LÁ A RESPOSTA

As pessoas de Matosinhos vão perguntando: e o Guilherme Pinto nha de lá o sim ou nãovai ficar calado? O candidato socialista não pára, não sossega e já anda a espalhar cartazes que não são nada baratos (dinheiro, pelos vistos, não falta?) como como adiantando uma certeza de vitória; a aposta do PSD também já saltou para a rua; só Guilherme Pinto, depois de ter sido "pontapeado" pelo partido, continua a trabalhar e a sorrir. Mas o povo não quer isso. Quer saber se pode acreditar que  o seu cidadão pode ou não fazer mais um mandato, terminando uma obra de grande recorte de sucesso que iniciou. Venha de lá o sim ou não.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A NOSSA VIDA AO LÉU!

O alerta caiu-nos no regaço ao assistirmos, na TV, a um programa de debate. E da boca do juiz Rui Rangel ouvimos o que não queríamos ouvir. E, segundo ele (que eu reforço) nenhum senhor deputado se deu ao trabalho de estudar. Ora reparem: a nova lei obriga a emitir facturas de compras e serviços. Se eu pedir a factura porque sou obrigado a isso, tenho de dar o meu número de contribuinte e, deste modo, entrego a estranhos toda a minha vida priva. Tomo o pequeno almoço, factura; vou pagar a quota ao partido, factura; passo pela igreja da minha religião, dou uma contribuição, vem factura; vou almoçar, vem a factura. Todo meu percurso de vida fica conhecido. Mas há mais, a muitos quilómetros de distância, alguém que saiba o meu número de contribuinte, pede factura de sabemos lá bem o quê com o nosso nome. ESTAMOS NUM PAÍS DE LOUCOS!

PARA MEDIR

Segundo os jornais o candidato socialista à presidência da Câmara de Matosinhos visitou o Leça Futebol Clube. Colectividade a viver um drama desportivo, associativo e financeiro. Deixou ficar promessas. Ele irá também ao Leixões que tanto ostracizou como presidente da Junta de Matosinhos e dirigente que foi? Vamos esperar para ver. Ai Matosinhos, Matosinhos, que novos tempos te esperam. 

QUANDO SERÁ A MISSA DO 7º. DIA?

Ainda não está marcada a missa do 7º. dia do Governo deste homem? A desgraça de um pequeno Portugal. Sem vergonha vem agora anunciar ainda mais recessão para 2013. E os portugueses limitam-se a cantar a Grândola Vila Morena. Onde estão os oprimidos, os desgraçados? Porque estamos tão pacientes quando a vida começa a já não ser vida. 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O HOMEM AGUENTA TUDO!

Houve um lapso no "post" anterior, não por agressão, como se pode induzir na foto, mas por aselhice de quem estava a escrever ou nervoso por não poder estar no Clube dos Pensadores, para ensinar Miguel Relvas a cantar a "Grândola, Vila Morena". É que ele, com sorriso amarelo, trautear o que sabia e depois teve de ouvir um ataque de insultos que, desculpem lá os indignados, para ele já começam a ser refresco. Há gente com lata, mas este senhor ministro é mestre de latoaria. Para ele um insulto já é um elogio. Em que país nós estamos envolvidos! O ministro Relvas julgaria que o convite do abnegado Joaquim Jorge seria para tomar chá em Gaia? Para vender o seu produto? Enganou-se e engasgou-se. Merecia muito mais. Joaquim Jorge é que não. 

O HOMEM AGUENTA TUDO


Não há qualquer dúvida, pois o homem aguenta tudo. Ontem, no Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge deve ter suado a estopinhas para aguentar a "invasão dos indignados", que cantando a "Grândola, vila morena", obrigaram o ministro, a contra-gosto, trautear a canção do Zeca. Ouviu ainda o que não queria ouvir, mas o homem tem lata para tudo. Foi agredido com palavras, não fisicamente, como a foto pode induzir em erro. Mas, na verdade, quando é que este grande amigo de Passos Coelho faz a mala e vai descansar, pois merece. É o campeão dos enxovalhos.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NÃO HÁ QUE DUVIDAR

Não há que duvidar. O nosso ilustre conterrâneo, ex-ministro, homem forte nos governos de Cavaco, alunos brilhante do saudoso dr. Miguel  Martins, presidente do Concelho de Concertação Económica, não tem dúvidas que as soluções preconizadas e impostas pelo Governo, não terão pernas para andar e só resta colocar o ponto final das tristes intenções. Silva Pena afirma que não espaço para o neo-liberalismo. Ouça-se de que boca sai o desabafo! Portanto, jovem Passos Coelho e gente para ser aluno de Silva Peneda, mas com nota baixa. É urgente atentar nesta posição. Pois no "titanic" lusitano a orquestra toca, mas o barco afunda.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

MORREU UM HOMEM, UM JORNALISTA E UM ESCRITOR QUE AMAVA MATOSINHOS - A SUA TERRA

A notícia triste chegou-nos ontem ao fim da tarde fria: morreu o Oliveira Lopes. Um matosinhense, entre outros, que levei atrás de mim para o jornalismo. O António foi um dos melhores. Há muito tempo em sofrimento, desde que deixou a secretária no seu JN, nunca mais foi o mesmo. Escreveu dois livros que ficarão para a história da vida da gente do mar. As suas vozes e os seus costumes, Oliveira Lopes soube retratá-los como ninguém mais o faria. 
Em sua homenagem, transcrevo o que ele próprio escreveu na abertura do seu livro "Pedaços de Mar":
"Nasceu a 4 de Agosto de 1942, na Avenida Serpa Pinto, na viela da Ti'Maria Garrana e do Ti' Xico Sampaio.
Filho de Hernâni de Oliveira Lopes e de Emília de Oliveira Granja, teve uma infância acompanhada, quase sempre pelas tias, que ali moravam, porque foi o neto mais velho do Ti'Xico e da Ti'Maria. Todavia, ainda com tenra idade, foi atormentado por uma dor, que lhe havia de atravessar o corpo e alma: aos três anos de idade, foi operado à vista esquerda, no Hospital de Santo António no Porto.
Ficou sempre assinalado por esse infortúnio que alguns diziam ser fatídico.
Sobreviveu. Lutou. Cresceu. Mais tarde, foi morar para a Trav. Comendador Camacho Teixeira, que a sabedoria popular apelidou da Rua do Cu Tapado, obviamente por não ter saída.
Daí partiu para a Escola Primária dos Sinos, como gostou sempre de dizer, e, mais tarde, frequentou as Escolas Gomes Teixeira e a Infante D. Henrique, no Porto.
Tirou o Curso Industrial, já de noite, porque de dia foi trabalhar para a APDL. Como trabalhador estudante ainda conseguiu o curso de desenhador e admissão no Instituto Industrial.
E aí que se manifesta interessado em processos culturais: primeiro no Orfeão de Matosinhos, como declamador e actor de teatro de amadores: depois, pela mão de Joaquim Queirós, hoje director do "Matosinhos Hoje", como colaborador desportivo no "Mundo Desportivo", já extinto, e, depois no "Jornal de Notícias".
Então, principia a sua grande aventura pelas artes e pelas letras, sempre com o coração no mar que lhe deu o seu ser, ou não fosse ele filho de um pescador e de uma varina.
Em 1984, passou de técnico industrial de uma fábrica alemã que ajudou a formar, em 1970, na Trofa, a jornalista profissional.
Sabedor das coisas do mar, veio a tornar-se um especialista em coisas do mar e, também, em corridas de automóveis, de que poderão ser exemplo os circuitos do Ave, em Vila do Conde, e de Vila Real. Tal plenitude, sempre à base de esforço, haveria de o levar a fazer a cobertura jornalística dos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, Estados Unidos, a sua consagração jornalística e da atleta Fernanda Ribeiro.
Editou o livro "Vozes do Mar e, mais tarde, "Pedaços do Mar".
..........
Morreu hoje o António. Perdeu-se um bom jornalista e um homem bom que gostava da sua terra e era um amante do Mar.
Deixou-nos aos 70 anos. Com sofrimento. A seus filhos, esposa, netos e mais família deixamos um grande abraço de solidariedade nesta hora de dor. Também nós perdemos um amigo. Um dia destes nos encontraremos na crista de uma onda ou na espuma duma nuvem.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O DESTINO PARA MUITOS...

Não se trata de nenhum fruto ou visão planetária. É isso mesmo, o que está a pensar e que todos temos ao fundo das costas, o sítio para onde o Viegas mandou apanhar o fresco ao seu colega por causa das facturas e das multas. E como estamos a começar um "anus horribilis", tudo se encaminha para os maiores deste País comecem a ter cuidado quando sentirem alguém por detrás. É que depois de se perder a paciência, o dinheiro, não é dificil que muitos percam o resto...

COMEÇA A NÃO HAVER PACHORRA

Sabemos que não se vai embora. Deve ter acabado um dia de trabalho e vai regressar a casa. Devia ir uns metros a pé e falar com os portugueses que encontrasse pelo caminho para ter a certeza que os gritos que lhe chegam através das janelas, nas páginas dos jornais, no écran da TV e nos inúmeros mails que lhe chegam a Belém, são autênticos. O povo cada vez sofre mais e o senhor Presidente, mudo e quedo, com umas palavrinhas aqui e além, fugindo dos microfones. Isto está mesmo mal, senhor Presidente! Não sabemos como tudo isto vai acabar. O povo é sereno, mas hoje já houve um aviso no Parlamento. Começa a ouvir-se o som de Abril e Abril é já daqui a pouco mais de um mês. É que para além de já não haver pachorra, cada vez são mais os pobres, os desgraçados e os ricos vão proliferando, por meios fraudulentos, com a Justiça em crise. Quem tem dinheiro bem se sabe. O Viegas já desabafou para com um seu ex-colega de Governo e pode acontecer que a frase daquele ex-secretário da Cultura possa vir a ser um convite a muito boa gente que diz que manda em Portugal.

ESTE TERÁ MELHOR SORTE?

uiar
Pedro Vinha da Costa é mais um candidato à presidência da Câmara de Matosinhos. Já imensos ficaram pelo caminho e alguns a deixarem pena por não terem vencido. Este aparece num período de fragilidade socialista e pode vir a conseguir algo no meio dos cacos da gente do PS. Tem tarimba política (foi chefe de gabinete de Marques Mendes), mas também nos devemos lembrar de Pedro Pinto, apresentado como grande trunfo, vindo de Lisboa, mas quase só se viu em sessões de esclarecimento nas marisqueiras. Um dos mais trabalhadores terá sido Guilherme Aguiar, com uma campanha intensa, segundo quem o acompanhou e, no final, foi o que se viu. Este promete, mas pela apresentação, mais de 70% dos presentes não votam em Matosinhos. Será desta? Se não for, o partido passará à história em Matosinhos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A MENTIRA DOS ABRAÇOS

Não é ficção, não senhor. É hipocrisia política.

NINGUÉM JAMAIS ESQUECERÁ

Sem comentários...

PARA QUE NÃO ME INSULTEM, AQUI FICA

O testemunho de Vinhais. À mesma hora realizava-se a cerimónia que Seguro tinha prometido presidir em Matosinhos. Mas aqui não havia o chouriço transmontano. Acontece, não é?...

O CHOURIÇO SEGURO

Nobem.passado domingo realizou-se, em Vinhais, a tradicional Feira do Fumeiro. Foi criada a Confraria do Fumeiro e um dos entronizados foi António José Seguro, que não faltou. Não esteve foi em Matosinhos na apresentação do candidato à Câmara do seu partido. Não tomou parte da parada, tal como uma procissão. E Seguro fez bem. É que um candidato a presidente de Câmara não faltará, um chouricinho é que não acontece todos os dias. Mas ficou mal, em dia de orelheira, estas ficaram vermelhas pela escolha de Seguro entre um chouiço e um candidato.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

TUDO TEM LIMITES

Caros amigos, acabei de encerrar a minha conta no Facebbok. Já tenho idade para não andar envolvido em comentários e comentário de certa gente. Então, na política, a falta de vergonha e de credibilidade roça o inadmissível. Já não tenho arquivo que aguente alguns dislates e, sobretudo, pessoas que envolveram o seu caracter no unguento mais imundo. Acabou. Quando me apetecer emitir a minha opinião ficarei pelo meu blog. E basta para não ser besta em estar a aparar um caudal de gente sem pingo de vergonha. Lamento perder o diálogo com alguns a quem me deu prazer trocar opiniões, mesmo em desacordo. Os outros? Lixo com eles.  

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

OBRIGADO, SENHOR PRESIDENTE

Sei que o senhor Presidente já promulgou o Orçamento para 2013. Muito obrigado por ter tanto sentido de Estado. O Povo que se lixe, pois já não precisará para si de mais eleições. Resta-nos a satisfação de sentir que o cidadão Cavaco Silva também irá fazer contas a par da Dona Maria. Mas com as dificuldades de Belém bem poderiam os portugueses, mas cá fora dos portões, os portugueses vão dizer mal de um dia terem votado, não só em Cavaco, mas em todos aqueles que não nos ligaram cavaco.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SE A MENTIRA MATASSE ÉRAMOS UM POVO FELIZ

a
Se a mentira matasse éramos um povo feliz, na verdade. O "pinóquio" do Primeio Ministro no Dia de Natal falou aos poucos portugueses que o ouviram e falou de um país inexistente. Só mentiu e se a mentira matasse, lá isso o Pinóquio desta para melhor e ficaríamos nós, portugueses, livres da canga que nos tem sido imposta pelo menino que nunca fez nada na vida. O seu primeiro trabalho depois de paquete de um grande proprietário aveirense, foi ser Primeiro Ministro, assim a modos de quem anda de bicicleta e passa a conduzir um Fórmula. E os tombos, fatalmente, são mais que muitos. O que vale é que Passos Coelho já não deve vir ao Senhor de Matosinhos como Pimeiro Ministro, pois se ainda o fo, não haverá Senhor de Matosinhos que terá sido vendido aos chineses.

domingo, 23 de dezembro de 2012

TÓ ZÉ

É este o mestre da Oposição em Portugal: chama-se António, José como o carpinteiro de Nazaré, mais Seguro, o que ele não é. O Tó Zé para os mais íntimos e para os seguidores ainda se vai safando na tristeza política nacional, mas o Seguro que os portugueses procuravam nele, vai-se sumindo momento a momento e não temos ninguém que nos defenda da mansidão feroz dos Coelhos, Relvas, Gaspares e Cavacos. 
Já tiraram o burro e a vaca do Presépio, por ordem do Papa. Os Reis Magos perderam o terceiro parceiro, o Gaspar que lá não pode pôr os pés. José, desempregado, tem andado de porta em porta à procura de emprego. A Mãe chora e o Filho também por o terem mandado a este mundo há mais de 2.000 anos. 
Lembrei-me, agora, que há Belém em Portugal. Não estarão lá o burro, a vaca e o Gaspar? E, porventura, o nosso alegre Tó Zé - o rapaz alegre que dizem que é o único que pode salvar a pobreza, a opressão e a desgraça portuguesa.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PORTUGAL À VENDA - DIZEM OS ESPANHÓIS

São os espanhóis que o dizem, que o escrevem. Numa das últimas edições do diário "El País", este conceituado jornal, em letras gordas, escrevem que o Governo de Portugal está a pôr o País à venda, referindo as privatizações já efectuadas e a efectuar até ao final do ano. Parece que o processo da TAP não levantou vôo, mas realmente qualquer dia até a Torre de Belém, os Jerónimos e a Torre dos Clérigos serão monumentos vendidos aos chineses. Pobre povo português que qualquer dia um qualquer Joaquim se vai chamar Jo a kim...