terça-feira, 12 de março de 2013
QUEM TEM MEDO DELE?
Este é José Sócrates. Tem 55 anos e é um político que nasceu para isso. Não sabemos porque é tão perseguido. É a história de só ase atirar pedras a árvores que dão frutos. Caiu o seu Governo porque o mundo explodiu numa crise como há muitos anos não existiu. Começou no país dos dólares e atravessou ares e mares e caíu na Euriopa. E os mais fracos foram os atingidos. Portugal foi dos mais debeis e teve de pedir ajuda. Bruxelas acreditou em Sócrates e Merkel consolou-se de beijinhos no "homem elegante" português. Mas em Lisboa, não faltava quem o quisesse rasteiras, dentro e fora do partido. E Sócrates caíu com um sorrisinho cínico de Cavaco. O "petit" Seguro agarrou a oportunidade de ser gente. O ex-primeiro ministro abandonou, naturalmente, o país. E logo surgiram as perseguições e as acusações de temido homem de meter a mão no bolso. Até hoje nada se provou, mas há um jornal que não se cansa de acusar, não tolerando os processos que Sócrates lhe instaurou. Sócrates continua a ter o seu grande espaço no mundo exterior político. E, caso interessante, no interior da barca nacional, já há quem aqui e ali recorde o homem de Alijó. Largos dias tem 100 anos, diz o povo. Aguardemos.
segunda-feira, 11 de março de 2013
JÁ BASTA DE VAI, NÃO VAI, VAI....
Matosinhos continua a interrogar-se: Guilherme Pinto aceitou a porrada no toutiço e nada diz? Entregou o cartão ao partido, ao Partido Socialista que rasgou todo um trabalho de mais de 25 anos. Autarca há 16 e presidente da Câmara há oito. Nada disso serviu, Foi deputado brilhante, Diz quem sabe e um que atestou foi Jorge Sampaio. Pois o advogado e socialista atento, com dois mandatos de presidência, coordenando equipa de grande valor, com um nº. 2 destacado internacionalmente, pois não vale nada, face a um abnegado militante, mas um populista que tem atrás de si um pequeno eleitorado, mas que ele multiplica. Quem reparar são sempre os mesmos que aparecem e alguns que já tiveram tacho, mas que estão desejosos de continuar a rapar o mesmo.
Repetimos: Matosinhos interroga-se: o que irá fazer Guilherme Pinto. Diga, pois há muito gente para se decidir.
Repetimos: Matosinhos interroga-se: o que irá fazer Guilherme Pinto. Diga, pois há muito gente para se decidir.
APRE, MEDINA!
Trata-se de um senhor que até ouvia com algum respeito, mas a partir de tudo estar e não apresentar solução nenhuma, fiquei a desconfiar. Um economista que também já esteve no Governo e que, portanto, também pertenceu a pandilha que ele tanto zurze. Agora, nos dois últimos programas com a esposa do presidente da Câmara de Sintra, deu-lhe para embirrar com os pensionistas e reformados e a afirmar, num descoco total, que as reformas a partir de 1.500 euros deveriam zser cortadas em 25%. Valeu a técnica que esteve presente e que lhe deu luta e não o deixou com muita vontade voltar ao programa. Com estes médicos que receitam cianeto, credo, canhoto!
sábado, 9 de março de 2013
JÁ LÁ VÃO 20 ANOS!
Fui hoje acordado para a efeméride. Hoje, sábado, dia 9 de Fevereiro, faz 20 anos que perdi um dos melhores amigos de profissão. Muitos diálogos travamos e muito aprendi com ele. À su beira havia sempre uma mensagem e um sorriso. Recordo os telefonemas a perguntar-me "domingo vais a...". E se íamos trabalhar para o mesmo sítio, lá estava o pedido sacramental de boleia. O Carlos não conduzia, só sabia - e bem - conduzir a palavra e a escrita. Jamais posso esquecer o me ter "assegurado" que meu filho Eugénio iria ser um bom profissional de jornalisno, ele que o "baptizou" em Zurique, quando Eugénio tinha 18 anos e fez o primeiro grande trabalho internacional para o "Gazeta dos Desportos".
Carlos, já lá vai tanto tempo e tu partiste tão cedo. Um dia destes vamos voltar a dar um abraço.
Carlos, já lá vai tanto tempo e tu partiste tão cedo. Um dia destes vamos voltar a dar um abraço.
sexta-feira, 8 de março de 2013
CHEGAR AO FIM A FAZER CONTAS
É o que está a acontecer a quem chegou ao início da última etapa da vida. De nada adiantou entregar mensalmente nas mãos do Estado a sua contribuição e a do patronato para quem trabalhou para ter direito, ao fim de mais de 40 anos de trabalho uma retribuição para esperar pelo cangalheiro com um certo sossego. Nada disso. Para além do velho ter a consciência que o fim está mais perto, tem ainda o Estado a forçá-lo a chamar o fornecedor da urna, quanto antes, pois a ameaça de não entregar o que era fiel depositário. O Estado não é pessoa de bem. Todos os dias as ameaças e, no final de cada mês, o percorrer dos papeis para testemunhar do minguar dos euros. Portugal, nesta hora, para além de tratar mal quem trabalha, aos que muito trabalharam na vida, aponta-lhes a porta a caminho da montureira. Desgraçado Portugal que tais homenzinhos colocou no poleiro. Mas os velhos ainda terão força para mostrar a sua indignação. Não os derrotarão pela miséria. Antes do fim chegará o fim para muitos que julgam que nunca chegariam a tal.
quarta-feira, 6 de março de 2013
ESTE É O PRIMEIRO MINISTRO?
Este cidadão é o Primeiro Ministro de Portugal. Quem o ouviu, hoje, no Parlamento, não acredita tanta criancice na intervenção. E os portugueses tem de aturar. Por quanto tempo? Bem disse Paulo Porta que "quem disser que está tudo bem, não está bom da cabeça". E Passos Coelho está a dar saltos de lebre para ser considerado alguém que está a correr para o descrédito. O pior é que o povo está a sofrer e, ainda por cima, tem um Presidente da República que nem ata nem desata. Pobres de nós.
domingo, 3 de março de 2013
QUE SE PASSA?
Ouvi, hoje, através de vozes conhecedoras, que Cavaco Silva já não sai do Palácio de Belém há 27 dias! Ninguém o tem visto cá por fora. Doença ou medo? Ele representa o povo e o povo veio à rua e não soube o que pensa o seu representante. Nestes 27 dias organizou, no Palácio, um encontro de jovens empresários. E quem lá esteve não ficou com saudades. Entretanto, ontem, o povo veio à rua. Em todo o país. Em 40 cidades e no estrangeiro onde há portugueses emigrados. Cantou-se, de novo, a "Grândola, Vila Morena", como em Abril de 1974. E para Abril não falta mundo. Cavaco começa a ver o povo por um óculo. E isso é grave.
sexta-feira, 1 de março de 2013
O MENINO DOENTE E POBRE, HOJE SENHOR DOUTOR
Conheci este senhor era ele um traquinas, embora doente. Era um rapaz da Fonte dos Dois Amigos. Filho de gente que trabalhava hoje para comer amanhã. Testemunhei o seu crescimento, e vi-o saber aproveitar as ajudas de gente que dele gostava. Estudante brilhante, tive os olhos sobre ele no iniciar duma carreira profissional. Não escolheu a profissão. Precisava de trabalhar. O destino levou-o até ao balcão de um banco e aí iniciou uma carreira de sucesso chegando a director de crédito bancário e director comercial de um consórcio financeiro na Guiné-Bissau. Consultor de dois bancos hoje na berlinda. Bati-lhe palmas e abracei-o como um senhor das tábuas do palco dos teatros. Encenador. Escreveu um livro, plantou uma árvore e tem três filhos e vários netos. Actor de mérito na TV. Uma referência na política autárquica, um amante das letras, colaborou em diversos jornais, proprietário e director duma rádio regional. Uma vida estafante, mas de sucesso incontestável. Mas quando tinha possibilidades de gozar a vida de trabalho, dedicou-se de novo aos estudos, licenciou-se em Ciências de Comunicação e, hoje, na manhã de 1 de Março, um júri decidiu que ele fosse doutor, com distinção. Parabéns, João Lourival, pois é dele que falamos. Fiquei contente por ter sido uma das testemunhas do subir na corda da vida. Chegaste ao topo. Um abraço.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
PINGO AZEDO
O e senhor do "Pingo Doce" ganhava mais algum se estivesse calado, lá isso ganharia. Isto de abrir a boca para dizer que os problemas dos portugueses não se resolvem cantando "Grândola, vila morena", mas sim com diálogo, respeita-se, mas não se aceita. Há 40 anos se não se cantasse a canção do Zeca Afonso nada teria acontecido, pois o diálogo não havia, tal como acontece hoje com uma maioria cega, surda e muda e, pior, prepotente. Portanto, senhor Santos, aplique-se a procurar melhores preços para os portugueses com posses mínimas do mínimo.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
MATOSINHOS É MÚSICA
Aconteceu no Porto. Ouviu-se Matosinhos e num ritmo trepidante de boa música, trabalho e emoção. A Orquestra de Jazz de Matosinhos, em boa hora patrocinada pela Câmara Municipal fez encher a Casa da Música, na Sala Suggia. Foi um cine-concerto com a passagem de filmes do trabalho no Porto de Leixões e a tragédia do Veronese. O novo Porto de Leixões com o seu terminal de passageiros, o manto de gaivotas, a força do mar, a agitação do esbracejar dos pescadores, a montanha de riqueza dos contentores transportados por esses mares. Uma bela orquestra, de nível internacional, dirigida por Pedro Guedes. Só um senão: aquela frase na escada de embarque no terminal, dizendo "Welcome to Porto". Um desafinar completo. Queremos "Welcome to Leixões" ou "Welcome to Matosinhos". Mas foi uma noite grande para uma sala cheia. Parabéns.
NARCISO É NARCISO
Quando se nasce Narciso, narciso será para sempre. Narciso gosta de si. E todos nós temos uma percentagem de narcisos. Uns mais, outros menos.
Foi notícia a saída de Narciso Miranda da presidência da Associação com o seu nome, criada para se recandidatar à presidência da Câmara de Matosinhos. Falhou por pouco. E Narciso soube fazer a leitura, percebeu que não escolhera o caminho mais seguro. Agora deixou a presidência da ANMMS. Em princípio parece que deixou a política e que perdeu o apetite pelo cadeirão da Casa Amarela. Verdade? Nós somos daqueles que não acreditam. E pode acontecer que Narciso Miranda volte aos cartazes, à ribalta da luta política. Não foi a Maya que o disse, mas sim quem conhece Narciso muito bem. Aguardemos.
Foi notícia a saída de Narciso Miranda da presidência da Associação com o seu nome, criada para se recandidatar à presidência da Câmara de Matosinhos. Falhou por pouco. E Narciso soube fazer a leitura, percebeu que não escolhera o caminho mais seguro. Agora deixou a presidência da ANMMS. Em princípio parece que deixou a política e que perdeu o apetite pelo cadeirão da Casa Amarela. Verdade? Nós somos daqueles que não acreditam. E pode acontecer que Narciso Miranda volte aos cartazes, à ribalta da luta política. Não foi a Maya que o disse, mas sim quem conhece Narciso muito bem. Aguardemos.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
FAZ HOJE 26 ANOS QUE MORREU, MAS...
...cada vez está mais vivo. A música e as canções do Zeca voltam a ouvir-se. É sinal que o povo está a sentir que não está a ser considerado como gente. Exagero, dizem alguns; sentimento de revolta, de indignação, dizem muitos mais. A música e as canções começam a subir de tom. Sons de choro. O povo volta a sentir o empurrão do Zeca. Começa a cheirar a cravos, começa a sentir-se Abril.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
AUNDA HÁ QUEM ACREDITE NO FUTEBOL?
Trata-se duma luta de galos, nada mais. Falo do futebol que deixou de ser um desporto para ser um negócio e com todos os ingredientes dos negócios: gente séria e gente que não sabe o que isso é. Passando os olhos no que se passa na grande maioria dos clubes portugueses só encontramos mentiras. A vergonha entrou em campo e menos vergonha existe quando se mete na gestão dos clubes a construção civil e os advogados. Começa-se a falar, lá por fora, na viciação dos resultados. Por cá não admira que tal comece a acontecer se é que já não acontece. Ninguém paga a ninguém, a banca em lugar de financiar quem precisa, enfia o dinheiro no jogo da bola, os chamados atletas que vivem do futebol também os seus ordenados estão em atraso, chegando ao ponto de assinarem que os clubes nada devem, mas as dívidas são mais que muitas. É para iludir a lei. Agora é o Boavista que ao fim de cinco anos regressa à I Divisão e ainda terá uma indemnização de 50 milhões! As Finanças andam atrás dos clubes para os derrotar com grandes penalidades de milhões de euros. O futebol passou a não ser coisa séria .
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
VENHA LÁ A RESPOSTA
As pessoas de Matosinhos vão perguntando: e o Guilherme Pinto nha de lá o sim ou nãovai ficar calado? O candidato socialista não pára, não sossega e já anda a espalhar cartazes que não são nada baratos (dinheiro, pelos vistos, não falta?) como como adiantando uma certeza de vitória; a aposta do PSD também já saltou para a rua; só Guilherme Pinto, depois de ter sido "pontapeado" pelo partido, continua a trabalhar e a sorrir. Mas o povo não quer isso. Quer saber se pode acreditar que o seu cidadão pode ou não fazer mais um mandato, terminando uma obra de grande recorte de sucesso que iniciou. Venha de lá o sim ou não.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
A NOSSA VIDA AO LÉU!
O alerta caiu-nos no regaço ao assistirmos, na TV, a um programa de debate. E da boca do juiz Rui Rangel ouvimos o que não queríamos ouvir. E, segundo ele (que eu reforço) nenhum senhor deputado se deu ao trabalho de estudar. Ora reparem: a nova lei obriga a emitir facturas de compras e serviços. Se eu pedir a factura porque sou obrigado a isso, tenho de dar o meu número de contribuinte e, deste modo, entrego a estranhos toda a minha vida priva. Tomo o pequeno almoço, factura; vou pagar a quota ao partido, factura; passo pela igreja da minha religião, dou uma contribuição, vem factura; vou almoçar, vem a factura. Todo meu percurso de vida fica conhecido. Mas há mais, a muitos quilómetros de distância, alguém que saiba o meu número de contribuinte, pede factura de sabemos lá bem o quê com o nosso nome. ESTAMOS NUM PAÍS DE LOUCOS!
PARA MEDIR
Segundo os jornais o candidato socialista à presidência da Câmara de Matosinhos visitou o Leça Futebol Clube. Colectividade a viver um drama desportivo, associativo e financeiro. Deixou ficar promessas. Ele irá também ao Leixões que tanto ostracizou como presidente da Junta de Matosinhos e dirigente que foi? Vamos esperar para ver. Ai Matosinhos, Matosinhos, que novos tempos te esperam.
QUANDO SERÁ A MISSA DO 7º. DIA?
Ainda não está marcada a missa do 7º. dia do Governo deste homem? A desgraça de um pequeno Portugal. Sem vergonha vem agora anunciar ainda mais recessão para 2013. E os portugueses limitam-se a cantar a Grândola Vila Morena. Onde estão os oprimidos, os desgraçados? Porque estamos tão pacientes quando a vida começa a já não ser vida.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
O HOMEM AGUENTA TUDO!
Houve um lapso no "post" anterior, não por agressão, como se pode induzir na foto, mas por aselhice de quem estava a escrever ou nervoso por não poder estar no Clube dos Pensadores, para ensinar Miguel Relvas a cantar a "Grândola, Vila Morena". É que ele, com sorriso amarelo, trautear o que sabia e depois teve de ouvir um ataque de insultos que, desculpem lá os indignados, para ele já começam a ser refresco. Há gente com lata, mas este senhor ministro é mestre de latoaria. Para ele um insulto já é um elogio. Em que país nós estamos envolvidos! O ministro Relvas julgaria que o convite do abnegado Joaquim Jorge seria para tomar chá em Gaia? Para vender o seu produto? Enganou-se e engasgou-se. Merecia muito mais. Joaquim Jorge é que não.
O HOMEM AGUENTA TUDO
Subscrever:
Mensagens (Atom)


















