segunda-feira, 8 de abril de 2013

AUDIENCIAS A MARCELO, PERDÃO A MARTELO

Já se sabia que tal iria acontecer. A comunicação de hoje faz grande alarido com a "pesada derrota" que Marcelo pregou a Sócrates, no comentário de domingo. Está claro que é uma sondagem de audiências da MTK, empresa que tem passado o tempo a dar uma ajuda à SIC e à TVI, especialmente.
Por outro lado, para além de Sócrates não levar amêndoas para a sua entrevistadora, nem fazer o habitual teatro marcelista - o comentador das triplas -, aconteceu que Marcelo começou estranhamente o seu comentário às 20H30 e Sócrates às 21H00, com um jogo do Benfica a acontecer...
A verdade, a minha convicção, é que Marcelo pouco se explicou, antes complicou, enquanto José Sócrates, bem à sua maneira, com ideias arrumadas e sem receio de apontar o alvo das suas críticas, ao mesmo tempo que foi deixando soluções, prometeu que não só irá cada vez ter maior acompanhamento a sua intervenção, como Marcelo vai ser obrigado, certamente, a começar o comentários a abrir o telejornal e fazer um qualquer concurso que dâ descontos no Continente...
E já agora, a partir do próximo programa, José Sócrates vai responder a perguntas dos telespectadores. Os que o tem vindo a insultar e perseguir, tal como os jornalistas de um determinado jornal, tem a porta aberta para a coragem, dizendo quem são e mostrando as provas das suas acusações. 
Ora isto é uma prova de quem não vive com receios. Outros assim o fizessem.
Uma diferença grande de Sócrates para Marcelo é que os seus comentários não são a martelo...

domingo, 7 de abril de 2013

HÁ JÁ QUEM ARREBITE AS ORELHAS

E ele aí está! Duas horas depois de Passos Coelho vir assustar o povo e dar umas pauladas no Tribunal Constitucional, estimulado pelo colo de Cavaco, José Sócrates começou a sua visita semanal aos portugueses. E foi ele mesmo. Fez de Passos Coelho um chapéu de um pobre, de tanto lhe acertar na cabeça. Falou como um político de crédito firmado. Com convicção, chamando os portugueses para a sua beira. Soube como ele sabe responder aos ataques da comparação a Relvas na formação académica e calou os maldizentes que por aí andam nas esquinas e páginas de jornais. Temos gente a saber mexer na política. 

O QUEIXINHAS DIZ QUE É MAU

Apetece-me, na verdade, chamar-lhe "queixinhas". Mal apanhou com a tampa prevista do Tribunal Constitucional (e teve sorte pela pancada não ser maior...), o mal preparado Primeiro Ministro, também possuidor duma licenciatura das mais baratinhas, foi logo a correr até Belém para se queixar ao Senhor Presidente, levando atrás dele o silencioso ministro Gaspar. Choramingou no regaço de Cavaco e este caíu na asneira de o abraçar, não se lembrando que fora ele - Cavaco - um dos subscritores do pedido de palavra ao Tribunal Constitucional.
O Primeiro Ministro aconchegado pelo companheiro presidencial do Partido, reuniu o Conselho de Ministro e no final deste, antes do Olhanense-Benfica, para não perder audiência, veio a público desancar no Tribunal Constitucional e dizer ao Zé que este é que vai sofrer ainda mais no pêlo. Grande lata, que não deixará de ter resposta. Um chefe do Governo ao serviço da Europa e inimigo do que o (mal) o elegeram. Ó Zé, levanta-te! 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

NÃO HÁ FUMO SEM FOGO...

Nos últimos dias não se fala noutra coisa: Narciso e Guilherme apanhados a conversar animada e com agenda na frente. Passados dias é publicada uma sondagem com Narciso à frente e Guilherme logo atrás e com Parada afastado. Todos sabem que Narciso acabou o seu longo mandato de braço dado com Guilherme Pinto. Foram eles os dois da batalha da lota contra Parada e Seara, este afastado das lides politico-partidárias. Narciso e Guilherme já nada tem a ver com o PS e até por este partido foram de certo modo excomungados. Estará à vista uma nova coligação? Parece que sim e Matosinhos ganhará com isso? Sim.

E NÃO SÓ EU GOSTARIA DE SABER

Sou associado do Leixões Sport Clube servir há 56 anos.
Tenho 78 anos e dei mais de um terço da minha vida a servir e a defender o clube.
Vivo - como milhares - os momentos bons e maus do clube.
Nesta hora admiro a coragem dos dirigentes e o valor da juventude do Leixões, no futebol.
Fico feliz por ainda existir algum eclectismo, embora longe do passado brilhante.
Estou preocupado com as notícias em que se fala de processos judiciais e se anuncia a hipótese de um futuro de continuidade duvidosa.
Há vários anos, numa gestão ruinosa de um presidente infeliz administrativamente, a salvação foi a criação de uma SAD, com o apoio da Câmara Municipal.
Os associados do clube foram quase ignorados e a operação-relâmpago passou quase indiferente aos olhos do mesmo..
Hoje somos surpreendidos com  alteração da Administração da mesma e a imposição de uma administradora judicial, por decisão do Tribunal do Comércio de Gaia. A coisa está feia.
A triste verdade é que associados como eu e milhares não temos acesso às assembleias da SAD, mas poderemos pedir esclarecimentos a um dos accionistas e do qual fazemos parte - o Leixões Sport Clube .
Foi isso que tentei fazer junto de quem de direito, tendo sido informado que todas as informações tem sido dadas nas assembleias gerais do clube! E nada mais. Inclusivé na assembleia geral da próxima sexta-feira, dia 5, há só um ponto único: discussão das Contas. Mais nada.
Ora o que eu queria saber - e fiquei sem resposta - é:
1 - Como se formou a SAD?
2 - Valores de cada um dos accionistas?
3 - Quem entrou com dinheiro vivo e quanto?
4 - Quem entrou com créditos e quanto?
5 - Quem entrou com activos, como o Leixões, quais os mesmos e valores de cada um?
6 - O futebol de formação a quem pertence? Os jovens futebolistas que celebram contrato a quem pertencem? Valores?
7 - O Estádio e o restante das instalações também são activos da SAD? Não há rendas?
8 - Porque razão Carlos Oliveira deixou a presidência da SAD quando estava a fazer uma administração brilhante?
9 - O valor da quotização é repartido pelo LSC e pela SAD, tal como as receitas dos jogos? Em que proporção?
10 - No caso da insolvência da SAD o que acontecerá a cada um dos accionistas, sobretudo o Leixões Sport Clube?
11 - Qual a responsabilidade devedora do LSC para com particulares, Estado e Segurança Social?
12 - Há possibilidades futuras do Leixões Sport Clube ficar sem instalações desportivas e o próprio Estádio?  
13 - Será hipótese possivel o LSC, em futebol, passar para os regionais?

São estas algumas perguntas que gostávamos de ver respondidas por quem sabe para que acabem as especulações.
Porque não zse faz uma assembleia ou grande reunião para todos ficarmos a saber da nossa vida?Nada temos contra ninguém, antes pelo contrário admiramos muita gente que até à data se tem destacado a servir o clube e a SAD, como é o caso de Carlos Oliveira.
Não podemos ficar só pela apresentação das Contas do clube e pela análise contabilistica dos mesmos. Terá de haver outra linguagem de explicação.

quinta-feira, 28 de março de 2013

MINISTRO DE PORTA ABERTA

Paulo Portas é o homem que segura o Governo. É uma porta segura. Acusado de não ser visto por Lisboa, pois passa a vida no avião. Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, acaba por ser o ministro da Economia, do Turismo e da Agricultura. Anda pelo mundo a tentar tapar os buracos de Portugal, sendo de destacar a sua qualidade de bom vendedor em vários mercados internacionais de produtos portugueses. Anote-se que, ainda hoje, em Tóquio, para além de fazer a apologia dos nossos tomates que já são famosos no país dos olhos em bico, até para cerveja, agora Portas abriu o negócio para a carne de porco e para os frangos. Ele está a ser o "Pingo Doce" do governo de Passos Coelho. E, ainda por cima, ele é que tem a chave da porta para Coelho poder ser Primeiro Ministro.

PARECE SENIL, MAS NÃO ESTÁ...

Este senhor que foi ministro das Finanças e da Economia não teve vergonha de chamar a Sócrates "este Vale e Azevedo". Ele terá olhado para si próprio? O ministro que mandou penhorar as retretes do Estádio das Antas foi o mesmo ministro que na "reforma" negociou com o PS o resgate e como pagamento teve a lambarice de um salário de mandarim por parte dos chineses que o levaram para a EDP. Sempre gostou de fazer faísca com os seus actos e palavras, mas cuidadinho com os curtos-circuitos. às vezes parece ter sintomas de senilidade, mas não, é maldade. Ai Catroga, Catroga, vais ficar na História como o "homem das gargalhadas".

AGORA É QUE VAMOS TER ROMARIA

Não se trata de nenhum bailador de qualquer grupo folclórico. É José Sócrates, chegadinho de Paris para deitar faladura. E o vira das palavras já começou na romaria da política e da partidarite. Vai ser bonito pela amostra. Já não nos bastava o bailarico que os portugueses estão a levar e, agora, chega o Zé seguro que vai trazer para a dança o Passos e o Aníbal. E o ritmo do Zé promete festa. O pior é que seremos nós - os Zés - a pagar a festarola que esperamos não termine em zaragata.

quarta-feira, 27 de março de 2013

O MELHOR PRESIDENTE DO SÉCULO?!


A Associação de Futebol do Porto, presidida por um fanático advogado portista, está a comemorar os 100 anos da instituição fundada pelo Leixões Sport Clube e Futebol Clube do Porto, numa gala no Coliseu do Porto, apresentada por outro fanático portista Juca Magalhães, agora funcionário do clube das Antas, ao dirigir a Porto Canal, foi distinguido Jorge Nuno Pinto da Costa como o DIRIGENTE DO SÉCULO!  
Não temos 100 anos, mas 79, mas conhecemos grande parte do futebol e do dirigismo no Grande Porto, na área da jurisdição da AFP e muitos exemplos de verdadeiro heroísmo encontramos em diversos clubes, dos maiores (mais ricos) aos mais modestos. Presidentes que nunca se viram envolvidos em polémicas, algumas com pingos de vergonha e que foram aos seus modestos rendimentos e contribuiram para o clube do seu coração, sem nunca auferirem um tostão do mesmo pelo seu trabalho, sem mordomias presidenciais a roçar a monarquia.
Foi pena ofender tantas pessoas. Jorge Nuno foi um presidente vitorioso, levou atrás de si muita gente, guindou na vida outros tantos, mas não deve ter ficado muito feliz pela distinção. Quem ficou mal foi quem o que o distinguiu - o super-dragão presidente da AFPorto.

terça-feira, 26 de março de 2013

O COELHO E A PÁSCOA

Não queremos falar do tradicional coelho da Páscoa, aquele do cestinho de ovos e amêndoas, mas do Coelho de Massamá que nos retirou o direito mesmo a um pequeno folar e ainda nos chama piegas. Com este Coelho a Páscoa perdeu a alegria e é uma constante sexta-feira santa. PÁSCOA NEGRA. E não nos chame mais piegas. Também é capaz de já não ter tempo para isso.

segunda-feira, 25 de março de 2013

DE QUEM É QUE ELA GOSTA MAIS?

Agora que se fala tanto do "regresso" de José Sócrates para levantar a audiência da RTP (será isso?), motivando os mais díspares comentários; agora que se discute que Passos Coelho estará para recolher a Massamá; agora que se fala, fala, fala, não há como mostrar os gostos da D. Ângela pelos nossos dois políticos. Aquele beijinho ao Zé é mais porreiro, pá. Ora isto dá muito para a agenda dos nossos comentadores e para os que dizem sim ou não ao regresso de um e à possível partida de outro.

quarta-feira, 20 de março de 2013

QUEM SABE, SABE

Trata-se de Fernando Rocha, vereador da Cultura e do Voluntariado da Câmara de Matosinhos. Soube seguir o legado do seu antecessor ma área cultural e até melhorá-lo. Sem receio - e nunca dele recebi nada a não ser um livrito ou provas de consideração - pode ser elevado a um vereador de eleição. Jornalista, homem de televisão, o verdadeiro saber-estar da autarquia. Pela sua iniciativa e sua mão passaram grandes valores da cultura nacional e teve, ainda, o condão de descobrir outros. Irá ficar, para sempre, como uma referência de grande valor na política autárquica. Tem ainda a virtude de nunca se colocar em bico dos pés. Ainda no passado domingo, à tarde, lá esteve no 96º. aniversário do Orfeão de Matosinhos, perante muita gente e sua mensagem foi importante. O Matosinhos Cultural muito lhe ficará a dever.

segunda-feira, 18 de março de 2013

ELA AÍ VEM, POIS GOSTA MUITO DOS PORTUGUESES

Para já foi no Chipre. Queres dinheiro, toma! A Merkel assim está a obrigar. Qualquer dia toca-nos a nós. Duvidem, duvidem. 

domingo, 17 de março de 2013

NÃO TENHAIS MEDO

Hoje, o novo canal Correio da Manhã TV, inaugurou a sua emissão, com uma transmissão da missa em Fátima, celebração que se fez sob o tema NÃO TENHAIS MEDO, frase bem visivel no altar-mor. A CMtv começou da melhor maneira, procurando o apoio da Senhora da Azinheira, mas esta naquela frase também parece colocar-se ao lado do povo português, dizendo-lhes que NÃO TENHAM MEDO, tal como Lopes Graça na sua obra musical vem expressa O ACORDAI. Está na hora de acordar e de não ter medo.

sexta-feira, 15 de março de 2013

NÃO ACERTA UMA!

Triste sina a dos portugueses. Apareceu-lhes este ministro das Finanças que não acerta uma. Mais valia o professor Bambo ou a Maya. Ao menos dava para sorrir. Agora colocar a vida de um povo, de um país na mão de um homem para quem 2+2 são 5, não vamos mais ao sítio. Cada tiro, cada melro. Não acerta uma. Teremos de o aturar ainda muito tempo?

ELE SEMPRE DISSE. PUDERA...

Pois é, agora eu sempre disse. Foi o que Cavaco Silva declarou em Moncorvo, numa triste desmarcação ao Governo e às declarações de Vitor Gaspar. Mas já vai tarde. Há muito tempo que o Presidente da República devia ter mandado ao Parlamento uma missiva alertando para a desgraça que Portugal está a atravessar, uma desgraça sem fim. Tem a obrigação de o fazer ou demitir o Governo, pois não pode fazer mais nada. Mas não é homem para isso. Vai deixando escapar uns recados, mas quer ver se o tempo passa depressa para se ir embora, enquanto a democracia apodrece a par do povo. Vai deixar o país escavacado.

quarta-feira, 13 de março de 2013

"OREMOS POR ELE"

Esta é uma pequena frase retirada da intervenção do novo Papa Francisco: "oremos por ele". O ele não é o Ele. O ele é outro, o que está a nosso lado, aquele que nem sequer conhecemos. Um magnífico prenúncio da presença de alguém que vai pregar a aproximação entre os homens. Alguém que se despoja do Poder para descer até ao povo. É o meu pressentimento, quase certeza. Do arcebispo de Buenos Aires que na Quinta-Feira da Páscoa de 2012 visitou hospitais de seropositivos, lavou-lhe os pés e beijou-os.  Ajoelhou perante os que sofrem. Que Francisco faça recuar a Igreja Católica para a causa dos necessitados, do Bem.

terça-feira, 12 de março de 2013

"AGORA É QUE FAZ FALTA"

 Um dia destes fomos abordados por um grupo de jovens que nos rodeando, exclamaram: "Ó chefe, agora é que o seu jornal nos faz falta, agora que o Leixões precisa de quem fale nele, como você falava".
Surpreendidos não tivemos palavras, mas fomos pensando na grande marca negra que tivemos na nossa vida com Matosinhos a virar-nos as costas, não querendo saber de um sacrifício de 17 anos, no qual deixamos, deitados ao vento, tudo aquilo que tinhamos amealhado em mais de sete dezenas de anos, roubando os meus filhos. Matosinhos não quis saber, virando-nos as costas. Os políticos, como não nos puderam comprar, apertaram-nos o gasganete. Fiquei a dever dinheiro a alguns, mas muitos me ficaram a dever a mim - dinheiro e projecção. E Matosinhos perdeu um dos seus importantes parceiros sociais. Morrerei agarrado a este desgosto, mas muitos viverão com a consciência bem pesada.

QUEM TEM MEDO DELE?

Este é José Sócrates. Tem 55 anos e é um político que nasceu para isso. Não sabemos porque é tão perseguido. É a história de só ase atirar pedras a árvores que dão frutos. Caiu o seu Governo porque o mundo explodiu numa crise como há muitos anos não existiu. Começou no país dos dólares e atravessou ares e mares e caíu na Euriopa. E os mais fracos foram os atingidos. Portugal foi dos mais debeis e teve de pedir ajuda. Bruxelas acreditou em Sócrates e Merkel consolou-se de beijinhos no "homem elegante" português. Mas em Lisboa, não faltava quem o quisesse rasteiras, dentro e fora do partido. E Sócrates caíu com um sorrisinho cínico de Cavaco. O "petit" Seguro agarrou a oportunidade de ser gente. O ex-primeiro ministro abandonou, naturalmente, o país. E logo surgiram as perseguições e as acusações de temido homem de meter a mão no bolso. Até hoje nada se provou, mas há um jornal que não se cansa de acusar, não tolerando os processos que Sócrates lhe instaurou. Sócrates continua a ter o seu grande espaço no mundo exterior político. E, caso interessante, no interior da barca nacional, já há quem aqui e ali recorde o homem de Alijó. Largos dias tem 100 anos, diz o povo. Aguardemos.