quarta-feira, 21 de setembro de 2011

102 ANOS

Há quase 80 anos, na bonita Igreja de Leça da Palmeira, casou-se a Eugénia com o Delfim. Vinte e dois anos antes nasceu uma menina, filha de pai incógnito e que foi gerada por Antónia Vieira. Nasceu nos confins do Douro, nas alturas do Pinhão, em Gouvães do Douro, a 21 de Setembro.
Poucos anos depois, ficou sem mãe e um casal leceiro recebeu-a como filha, ali para as bandas da rua de Oliveira Lessa, numa casa baixinha que ainda hoje lá está. A avó adoptiva Laura tratou-a sempre como uma neta.
Ora essa menina enjeitada pelo pai foi a minha mãe. E hoje faria 102 anos. Durante muitos anos dei-lhe um beijo, mas só durante meio século. Depois disso ela também me deixou. Tinha 52 anos.
Hoje, mãe, sei que estás num cantinho da Eternidade, certamente tendo por perto os cachos de uvas que enfeitaram o teu berço e sussurrar das ondas do mar de Leça da Palmeira que te embalaram. Já não te posso beijar, mas posso não te esquecer. Ao meu pai que também estará junto de ti, diz-lhe que continuamos a chorar por vós os dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário