segunda-feira, 12 de setembro de 2011

É PENA A MARÉ BAIXA...

Nos últimos dias testemunhamos a azáfama, a presença efectiva, de confrarias gastronómicas no programa as 7 Maravilhas da Gastronomia, numa demonstração de vitalidade na promoção e preservação de saberes e sabores das mais diversas terras portuguesas. Foi para isto que se formaram as confrarias, tal como Matosinhos possui a sua (Confraria Gastronómica do Mar), com 10 anos de existência e muitas das que vimos são mais novas do que a nossa (dizemos NOSSA porque fomos uma das três pessoas que a fundaram).
Daí a pena, melhor dizendo o desgosto, por não sabermos o que se passa com a Confraria matosinhense. Não teremos muita razão para fazer a pergunta, pois já nos demitimos da mesma, precisamente pelo seu marasmo que se ficava pela festa anual do Capitulo e com um ou outro almoço ou jantar, sem nos mesmos ser incluída qualquer razão subjacente aos estatutos e que é a defesa e a preservação da gastronomia ao mar e de que Matosinhos é uma montra nacional.
Tudo o que se tem feito tem sido por decisão e orientação da Câmara Municipal e por uma Associação de Restaurantes, recentemente criada.
Não foi para isto que se criou a Confraria. É preciso encher a maré. Nós, como matosinhense, temos pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário