terça-feira, 25 de outubro de 2011

CHEGOU O TEMPO DE ORAR, SEM COMPLEXOS

É verdade, meus amigos. Sem receio de ser mal interpretado e até nalguns casos incompreendido e escarnecido, estamos a viver uma hora de explosão da necessidade do pão nosso para todos os dias, desde o alimento para o corpo como para o espírito. Nunca foi precisa tão urgentemente a compreensão humana e a decisão para os caminhos da solidariedade.
Vale a pena, sobretudo todos os que nasceram católicos, mesmo em surdina, todos os dias, em qualquer lugar, orar o Pai Nosso e interpretar toda a mensagem que a oração encerra. É a hora de acreditar.
Não estamos a incitar ninguém para ajoelhar ou seguir os caminhos para os templos, pois a oração não necessita de tal ambiente. O conteúdo está junto de nós e os próprios sacerdotes devem abandonar o altar e as vestes, descerem â rua e junto do povo viver com eles o conteúdo da oração. É que vêm aí tempos muitos dificeis. Na minha idade já não se tem muito receio porque o tempo de vida está perto da extinção. Mas o mundo continuará para os que cá ficam e os caminhos terão de se tornar com poucos escolhos. E com pão. Todos os dias. Oremos para que tal aconteça. Mas não bastará a oração, será necessária a acção, lutar contra as injustiças, fazer dos homens gente igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário