segunda-feira, 9 de julho de 2012

A MENTIRA DO FUTEBOL

Ninguém tenha dúvidas: cada vez o futebol é mais uma mentira. Para além de andar a enganar o povo e a ludibriar um país em desgraça, é uma mentira constante.
Ouvimos e lemos a comunicação social e vemos o drama e os encobrimentos, nalguns casos a cheirar a crime, para que os clubes se possam chamar profissionais.
É tudo mentira. Os três maiores clubes - FC Porto, Benfica e Sporting - se a torneira da Banca fechar, nem que seja um pouco, desata-se um desatino financeiro naqueles clubes. São milhões de dívidas à banca, que recebe juros elevadíssimos, e que na maioria dos casos tem penhorados os chamados craques.
Todos os dias, nos tempos de preparação das equipas, chegam de todas as partes do mundo vedetas, pagos a bochechos, graças à banca e ao mundo de gente que vive à custa do futebol, gente de todos os quadrantes de comportamentos, verdadeiros vendedores e exploradores de carne humana.
Os jovens portugueses, muitos deles pomposamente referenciados como formados em Academias, acabam ou por emigrar ou acabarem por clubes modestos, numa maioria sem preparação para a vida.
Os outros clubes, sem serem os chamados grandes (?) vivem no limite da insolvência. Contam-se pelos dedos de uma mão aqueles que possuem a sua vida organizada. O resto, meus senhores, está tudo prestes para ir para o maneta.
Começam a chegar os grupos ditos financeiros, que não conhecemos de parte alguma, alguns até dos países emergentes para quem a bola ainda é pouco mais do que quadrada, a quererem comprar clubes na desgraça. Outros clubes, os seus dirigentes, como pedintes, andam pelas secretarias do Estado para conseguirem o perdão e o adiamento do pagamentos das suas dívidas. Há milhares de futebolistas que assinem documentos em que dizem ter recebido aquilo que não receberam e não sabem se vão receber.
Um mundo de mentira. Mas o povo não se interessa por isso. O que quer é que a bola role. Não quer saber como. Não quer saber se muitos dirigentes se desgraçam com tanto ir ao cofre pessoal. Nada disso. O que é preciso é que a bola role e que haja muitos jogadores novos.
Está tudo louco e ninguém coloca a mão nisto. Os presidentes da FPF e da Liga tem a obrigação de chamar a atenção: só pode ter clubes profissionais quem tiver dinheiro para isso. Todos os outros devem jogar o que chamaremos "futebol limpo", "futebol sério" e nada de mentiras que duram 10 meses.
Este ano já alguns clubes acabaram e outros, para surpresa de alguns, vão a caminho.
O nosso futebol é uma mentira. Descarada! E não há quem mande neste país e que mande colocar tudo num plano de seriedade. O que é preciso é que o povo tenha a bola para delirar. Já o outro também assim fazia.
Todos deliramos com os feitos do nosso futebol e não só ao nível de selecções. Mas a nível nacional, por cima tudo são rendas, mas por baixo nem fraldas há...

Sem comentários:

Enviar um comentário