sexta-feira, 27 de julho de 2012

RESPOSTA A QUEM NÃO SABE OU É PINÓQUIO

Um dia destes assisti a uma discussão sobre a influência maioritária que houve do FC Porto, em Matosinhos. Mentira. Só a partir dos anos 80 do século passado é que tal aconteceu, naturalmente por força dos êxitos do clube, sobretudo os internacionais. De registar, também, a emigração portista para dormir em Matosinhos.
Antes daquela época, predominavam na nossa terra os sportinguistas, com quartel-general na Confeitaria Oriental. Depois, vinham os belenenses e os benfiquistas. Portistas, eram alguns.
De recordar os campeonatos então existentes, no Campo de Santana, entre as fábricas de conservas, no qual havia o Sporting e o Belenenses. Não me recordar de ver uma equipa do Benfica ou do FC Porto.
Hoje é que tudo é diferente. Segundo os números, em Matosinhos há mais associados do FC Porto do que do Leixões. O que é triste.
Nesta conversa com os "bloguistas" só queria responder aos portistas que se julgam sempre os maiores pelas bandas de Matosinhos. Aqui, apesar de tudo, é terra do Leixões, do Leixões que foi um dos fundadores da AFPorto, juntamente com o Boavista (clube da aristocracia da zona do Bessa e de Vila Nova de Gaia). O FC Porto que se diz fundado pelos comerciantes, sobretudo merceeiros, no século XIX, segundo descoberta do famoso Rui Guedes, uma descoberta que deixa muitas dúvidas, mas que os portistas aceitaram. Sem esquecer o Salgueiros, clube do povo, e o célebre Académico, de gente bem, o primeiro clube a ter um estádio relvado (Estádio do Lima), mas também o primeiro a ser quase esquecido por ter a perna curta para a passada larga, tal como acontece hoje a muito boa gente.
Fica a ajuda para a discussão.

1 comentário: