sábado, 14 de julho de 2012

TREINADOR DE FUTEBOL + 4

Numa discussão interessante sobre os gastos do futebol, falou-se nos exageros dos técnicos e das despesas inerentes à preparação.
Um clube contrata um treinador e logo tem de contratar, pelo menos mais três ou quatro. É o adjunto, o treinador de guarda-redes, o preparador físico e o olheiro. São os estágios de pré-época a quilómetros e quilómetros da sede clube, as despesas de deslocação e alojamento, etc, etc. Depois durante a prova são também os estágios, o material de treino e uma equipa, se possível de 18 ou 19 jogadores para cada partida. Não há dinheiro que chegue e só um ou dois é que tiram resultados lucrativos disso.
Eu sou do tempo em que o clube só tinha um treinador e este era pau para toda a obra. A pré-epoca era feita em Matosinhos, local onde durante a época se jogaria, a praia de Matosinhos e o pinhal de S. Brás (Pedroto dizia que era dos melhores locais de treino e oxigenação que conhecia). Mas agora os tempos são outros, apesar do dinheiro ser menos ou quase nenhum.
Ora, pegando nesta reflexão, a nossa opinião é que o Leixões deverá ter um bom treinador e dentro da casa arranjará um bom adjunto e que também seja preparador físico. Os guarda-redes não é dificil um dos dois treinadores os treinarem, pois conheci um treinador (camepão no Leixões) que não sabia chutar e os treinava com a mão...
O treino da ´pré-época tem um Estádio do Mar capaz, uma praia imensa, um parque da Quinta da Conceição, um monte de S. Brás, e um local de alimentação capaz de entrar numa colaboração interessante. E, para jogo, apesar da Liga agora permitir que possam estar no banco 23 jogadores, 16 já é número suficiente. E até, porque normalmente, o treinador já tem os seus 10 preferidos...
Vamos lá poupar, inovando.

Sem comentários:

Enviar um comentário